Vagas Remanescentes FIES 2022: Datas e Inscrição Lista de Espera

Todos os estudantes de Instituições de Ensino Superior Privadas, que não conseguiram acessar as primeiras vagas do programa, poderão se candidatar ao FIES vagas remanescentes 2022. Para isso, será necessário estar dentro das regras da segunda chamada. Além disso, candidatos na modalidade P Fies 2022, não terão direito à esse benefício. Na sequência deste artigo, serão descritas todas as informações sobre o FIES vagas remanescentes 2022. Continue a leitura, e saiba como se inscrever, regras, requisitos, entre outros. Entenda tudo!

FIES Vagas Remanescentes 2022

FIES Vagas Remanescentes 2022

FIES Vagas Remanescentes 2022

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa de parcelamento de mensalidades de cursos de Instituições privadas de ensino superior. Foi elaborado em 1999 e desde então auxilia estudantes que não conseguem arcar com o valor cheio das parcelas de um curso superior.

O programa, por sua vez, beneficia milhares de estudantes todos os anos. Todavia, são inúmeros os alunos que não conseguem vagas na primeira chamada, mas se esse for o seu caso, saiba que é possível acessar as vagas remanescentes na segunda chamada do programa.

✓ Descubra também como utilizar o simulador FIES 2022

Vagas Remanescentes 2022

Vagas Remanescentes 2022

Tal procedimento, ocorre sempre do início de setembro até o final de novembro, e cabe ao estudante se organizar para não perder todas as datas e prazos.

Os critérios de participação são muitos, e um exemplo é que no caso da segunda chamada, não haverá uma nota de corte, sendo necessário apenas que sejam seguidas as regras primordiais do programa.

Saiba na sequência, como se inscrever, requisitos e as novas regras!

Quais os Requisitos FIES 2022

São requisitos para solicitar uma vaga remanescente no Fies 2022:

  • Estar aprovado em um curso presencial em Instituição privada;
  • A Instituição de ensino em questão deve oferecer vagas do FIES 2022;
  • Ter participado do Enem, pelo menos em uma edição desde 2010;
  • A renda da família do candidato, deve ser comprovada, de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;
  • Haverá a necessidade de uma média de, pelo menos, 450 pontos no ENEM;
  • Não serão aceitos alunos que zerarem a nota da redação do ENEM.

Novas Regras FIES

A partir de janeiro de 2022, entrarão em vigor as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil, popularmente conhecido como Novo FIES 2022.

Após as novas alterações, haverá a obrigatoriedade de ter:

  • No mínimo 400 pontos na redação;
  • A renda familiar deve ser de até 3 salários mínimos
  • Caso deseja realizar a transferência de faculdade, precisa der tirado, pelo menos, a nota de corte do curso que deseja realizar.

Deste modo, até dezembro de 2021 as normais atuais continuam em vigor, todavia serão modificadas já com os cursos iniciados em 2022.

Inscrição FIES Vagas Remanescentes 2022 – Passo a passo:

  • Vá até o site do FIES: http://portalfies.mec.gov.br/;
  • Faça um login com seu CPF e uma senha pré cadastrada;
  • Escolha a modalidade do programa que você deseja participar;
  • Faça um cadastro com todas as informações pessoais e de seu curso, caso esteja matriculado em um;
  • Valide seus documentos na secretaria de sua faculdade, pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA);
  • Vá pessoalmente, com o seu fiador, até a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e faça o pedido de financiamento, com toda a documentação necessária.

Obs.: Fique atento às datas, pois as mesmas podem ser variáveis, Assim sendo, para candidatos que ainda não conseguiram uma vaga na Universidade, o período de inscrição no programa é de apenas 7 dias. Já para alunos, que já estejam matriculados em cursos de Instituições privadas, o período ocorre entre setembro e novembro.

Leave a Reply