Matrícula Fácil 2022: Inscrição, Quem pode se Inscrever

A Matrícula Fácil 2022 é um meio de facilitar a procura por vagas em escolas através de ferramentas virtuais, de forma muito simples e segura.

Inclusive, é uma alternativa bastante interessante para o período de afastamento social, garantindo que a vida escolar seja mantida mesmo diante da pandemia.

Matrícula Fácil 2022

Matrícula Fácil 2022

O que é e como funciona?

O Matrícula Fácil 2022 é um site onde são divulgadas as vagas em escolas públicas do país. Através dele, é possível filtrar a cidade e escolher a melhor opção para matricular jovens e crianças em idade escolar.

✅ Confira também como efetuar a sua inscrição nessas oportunidades oferecidas pelo Governo Federal na área da educação:

Inscrição Matrícula Fácil 2022

Todo o processo para a Matrícula Fácil 2022 é feito pela internet. Esse é o grande diferencial desse projeto, já que através de computador, tablet e smartphone é possível garantir a vaga de filhos ou dependentes. Veja o passo a passo:

  • Entre na página da Matrícula Fácil do seu estado ou município;
  • Procure pelo link de inscrição;
  • Preencha o questionário com os dados do estudante selecionados;
  • Escolha a instituição de ensino desejada e o ano letivo
  • Finalize a inscrição.

Tenha atenção redobrada na hora de fornecer os seus dados de contato como e-mail e telefone. Através desses canais você receberá instruções para os passos seguintes.

Como Funciona o Matrícula Fácil 2022 Municipal e Estadual

É importante ressaltar que o Matrícula Fácil 2022 funciona como uma pré-matrícula. Portanto, depois de se inscrever é preciso comparecer a escola selecionada para concluir a matrícula 2022.

O processo de cadastramento é o mesmo tanto para escolas estaduais quanto para escolas municipais. Inclusive, também funciona para quem deseja ingressar no EJA – Ensino para Jovens e Adultos.

Lembre-se: Caso o estudante esteja buscando certificação do ensino fundamental ou do ensino médio através do Encceja 2022,  a inscrição deverá ser realizada diretamente no site do Ministério da Educação.

Documentos necessários

Depois de fazer o registro de interesse através do site, é preciso comparece a escola portanto alguns documentos. A lista de documentos obrigatórios é:

  • Registro do aluno
  • Documento de identificação do aluno ou a certidão de nascimento
  • CPF do estudante (se já possuir)
  • Comprovante de endereço de, no máximo, 3 meses;
  • Histórico escolar da instituição em que o estudante estudou anteriormente
  • Documento de identificação e CPF dos pais ou reesposáveis que realizarem a matrícula do estudante pela internet.

A pré-matrícula funciona como o registro de interesse em uma vaga. O processo termina, portanto, quando o responsável ou o aluno maior de 18 anos comparece a escola de seu interesse com os documentos.

Resultado Matrícula Fácil 2022

Depois de fazer a sua inscrição é só acompanhar as informações no e-mail ou telefone cadastrado. Você também pode ligar na escola escolhida para saber mais sobre quando deve comparecer com a documentação.

O Matrícula Fácil 2022 não é um exame ou prova. Basta fazer o cadastro online e prosseguir com a matrícula pessoalmente para garantir a sua vaga.

Portanto, não é preciso aguardar um resultado, apenas ficar de olho nas datas para não perder o agendamento.

Use o Matrícula Fácil 2022 para garantir o melhor ensino para seus filhos ou dependentes, selecionando uma escola próxima de sua residência e facilitando a frequência nas aulas.

Leave a Reply