Lista de Espera FIES 2022: Inscrição, Como Funciona

Grande parte dos programas que visam o auxílio de estudantes possuem mais de uma chamada, e o mesmo ocorre no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES 2022). Nesse programa o estudante tem a possibilidade de correr para a vaga além da primeira chamada por meio da Lista de espera FIES 2022. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e entenda com mais detalhes como funciona a lista de espera FIES 2022.

Lista de Espera FIES 2022

Lista de Espera FIES 2022

Confira mais informações sobre o FIES:

Lista de Espera FIES 2022

O acesso ao ensino superior de qualidade tem sido uma das maiores dificuldades do estudante brasileiro de baixa renda, já que as propinas cobradas nas instituições de ensino não são acessíveis para esse grupo.

Por essa razão foi desenvolvido o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para ajudar os estudantes no pagamento das mensalidades cobradas no seu curso. O ingresso é possível para estudantes que cumprem com todos os critérios já estabelecidos – confira ainda neste post.

Como funciona a Lista de Espera FIES

Depois da seleção FIES 2022 dos candidatos que participaram na primeira chamada, em seguida o FIES convoca os estudantes escolhidos para a assinatura do contrato do financiamento estudantil.

No entanto, em algumas ocasiões, é possível que nem todos os alunos selecionados compareçam após a convocação, o que acaba gerando vagas desocupadas.

Por isso, os estudantes que não foram aprovados na primeira chamada ainda podem ter a chance de conseguir o financiamento por via de uma das vagas remanescentes.

Quem tem Direito ao FIES 2022

A entrega do financiamento estudantil aos estudantes depende do cumprimento de todos os requisitos exigidos pela organização do FIES. Por isso, se você está mesmo interessado em ganhar uma Vaga FIES 2022, para cobrir os gastos das suas mensalidades na faculdade, considere os seguintes requisitos antes de preparar a inscrição:

  • Ter participado nas últimas duas edições do ENEM;
  • Não apresentar pontuação igual a zero na prova de redação ENEM;
  • Ter uma renda familiar que não excede o limite de 5 salários mínimos;
  • Possuir uma nota media do ENEM de no mínimo 450 pontos.

Cumprindo essas condições você já poderá fazer a inscrição para conseguir o valor do empréstimo. Tenha em mente que existem duas modalidades no FIES, onde a primeira destina-se a cidadãos com uma renda mínima que não passa de 3 salários mínimos.

Já a modalidade II é voltada a cidadãos que residem nos estados do norte, nordeste e centro do país com renda familiar de até mesmo 5 salários mínimos.

Inscrição Lista de Espera FIES 2022

As inscrições para a lista de espera FIES 2022 estão abertas somente para os candidatos que não conseguiram ser selecionados na chamada regular do FIES. Para agilizar o processo, o programa automaticamente escreve todos os candidatos que não foram selecionados na lista de espera.

Lembrando que não existe lista de espera para os candidatos que realizaram a pré-inscrição FIES 2022 na modalidade II.

Para saber se você foi ou não escolhido a partir da lista de espera, será preciso acompanhar a seleção por meio do Portal FIES.

Leave a Reply