Dilatação FIES 2022: Quem Pode Solicitar, Como Solicitar, Regras

O percurso acadêmico numa universidade pode ter alguns imprevistos que levam o estudante a não concluir o seu curso no período esperado. Por isso, quem faz o uso do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisa saber como prosseguir caso não consiga concluir a graduação no tempo regular. Se você é um estudante que recebe o empréstimo para o pagamento das suas mensalidades através do FIES 2022, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post e entenda com mais detalhes do que se trata a dilatação FIES 2022.

Dilatação FIES 2022

Dilatação FIES 2022

Sobre o FIES

O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil é um programa com objetivo de financiar o estudo superior, oferecendo juros menores para que seja possível custear a mensalidade dos alunos dos cursos.

Grande parte das universidades tem parceria com o FIES, sendo mais fácil de fazer um curso de nível superior.

Dilatação FIES 2022

Desenhado pelo próprio Ministério da Educação e Cultura (MEC), o FIES é um programa de financiamento estudantil que pretende auxiliar os estudantes de baixa renda a concluírem os seus estudos.

A princípio o valor fornecido por via do FIES precisa ser reembolsado pelo estudante a partir da data estabelecida no contrato do financiamento. No entanto, em caso de reprovação em alguma matéria por exemplo, onde é preciso estender a duração do curso, é possível solicitar a dilatação.

Por meio deste recurso o beneficiário consegue estender o prazo de utilização do FIES.

✔ Veja também como se inscrever no PRAVALER 2022, outro programa de financiamento estudantil.

Quem Pode Solicitar a Dilatação FIES

A opção de fazer a dilatação do contrato FIES está aberta a todos os estudantes. Os motivos mais aceitos para a dilatação são os seguintes:

  • Suspensão;
  • Trancamento de matérias;
  • Reprovação em cadeiras;
  • Mudança de instituição de ensino.

Veja mais novidades de financiamento estudantil:

Como Solicitar a Dilatação FIES 2022

Todos os alunos interessados em continuar com os seus estudos tendo o auxílio do FIES mesmo depois do alargamento da duração do curso, precisam fazer o pedido da dilatação FIES 2022.

A boa notícia é que você pode fazê-lo por via da internet sem ter que sair de casa seguindo as etapas baixo:

  • Primeiramente acesse o site oficial do SisFies 2022 usando este link – http://sisfiesportal.mec.gov.br/;
  • Em seguida clique na opção que diz “Aditamento FIES 2022 de Contrato”;
  • Informe os dados pessoais solicitados em cada um dos campos em branco;
  • Uma mensagem dando conta do encerramento do prazo do financiamento será exibida na sua tela. Clique no campo “dilatação”;
  • Em seguida o sistema exibirá dados relacionados ao processo que deve ser seguido para a solicitação. Nessa etapa será preciso preencher o formulário, gravá-lo e continuar;
  • Por fim, faça a impressão dos dados do pedido da dilatação e leve este documento consigo a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA FIES 2022) da sua faculdade. Também será preciso ir ao banco para confirmar a prorrogação do financiamento.

Regras para Solicitar a Dilatação FIES

Os beneficiários FIES que optam por fazer a dilatação precisam observar as regras existentes para tal, as quais dizem respeito aos seguintes aspetos:

  • Tempo máximo de prorrogação do financiamento: o estudante tem no máximo 2 semestres para prorrogar o FIES por via da Dilatação.
  • Prazo para saldar o financiamento: apesar de haver a prorrogação no financiamento, o beneficiário ainda precisa de iniciar o pagamento/reembolso do financiamento no período estabelecido no contrato assinado no início do FIES.

Leave a Reply