Cronograma Sisu 2022: Calendário SISU 2022, Datas 1° e 2° Semestre

O MEC – Ministério da Educação – divulgou o Cronograma Sisu 2022. Agora você também pode verificar quais são as datas referentes ao programa para não perder a sua inscrição.

O Sisu é o programa de automatização criado pelo MEC para utilizar as notas do Enem em aprovação em universidades públicas do país. Ele tem sido a porta de entrada para milhões de jovens e adultos nas melhores faculdades brasileiras.

Cronograma SISU 2022

Cronograma SISU 2022

Calendário do SISU 2022

O Cronograma Sisu 2022 nada mais é do que a lista contendo todas as datas referentes ao programa. Através dele é possível verificar quais são os dias para inscrição e divulgação dos aprovados. Dê uma olhada no cronograma de 2022.

  • 6 a 9 de abril – período de inscrição
  • 13 de abril – resultado da chamada única para o primeiro semestre
  • 14 a 19 de abril – prazo para matrícula
  • 13 a 19 de abril – período para participar da lista de espera

Fique de olho nessas datas e não as peca! Todas as etapas são importantíssimas para que o estudante consiga garantir o seu ingresso na universidade através do programa.

✅ Confira também essas oportunidades:

Como se inscrever no SISU

Agora que você já sabe quais são as datas para inscrição é hora de falarmos sobre como se inscrever no SISU. Confira a seguir o passo a passo para fazer a inscrição. É válido lembrar que cada interessado pode selecionar até 2 cursos.

  • Acesse o site do SiSU clicando aqui;
  • Procure pela opção “Fazer inscrição”;
  • Faça o seu login usando a inscrição e a senha do ENEM;
  • Selecione até duas opções de cursos e instituições em que você gostaria de estudar. Preste atenção se a sua nota no Enem está de acordo com a nota de corte das faculdades escolhidas;
  • Indique o tipo de cota que você quer utilizar;

Após isso é só aguardar. Dentro do próprio sistema do SiSu 2022, usando a sua senha de acesso, você receberá a informação se foi aprovado para o programa.

Caso sim, é preciso checar quais são as próximas etapas de acordo com cada universidade, sempre se atentando aos documentos necessários e aos prazos estipulados para efetivar a sua matrícula.

Segunda chamada do SISU

O Sisu não possui uma segunda chamada. O que há, na verdade, é uma lista de espera que o MEC encaminha para as universidades participantes. Assim, caso alguma vaga não seja preenchida, a próxima pessoa da lista é convocada a preenchê-la.

Porém, o processo não é automático. Os candidatos devem manifestar interesse em aguardar em fila de espera. Para isso, siga o passo a passo a abaixo:

  • Acesse o site do Sisu e entre com seus dados;
  • Procure pela sua primeira opção de curso e clique em “Participar da Lista de Espera”;

Pronto! Caso você seja selecionado para uma vaga a instituição entrará em contato com você pelos dados fornecidos.

✅ Confira também essas dicas de financiamento estudantil:

Nota de corte do SISU

A nota de corte é tão importante quanto o Cronograma Sisu 2022. Ela determina se o seu desempenho no ENEM foi minimamente suficiente para ingresso na universidade desejada. Ela é determinada através de um sistema específico.

Ele calcula a média das notas dos candidatos que prestaram ENEM para um determinado curso e chega a uma média que será a nota de corte. Acompanhe o Cronograma Sisu 2022 para ficar por dentro de tudo.

Leave a Reply