Como Funciona o FIES 2022: Inscrições, Novas Regras

Como funciona o FIES 2022 é uma pergunta bastante frequente. Esse programa é voltado para o financiamento da graduação, onde o aluno faz o pagamento do curso após o término do mesmo, tendo assim a oportunidade de se formar e mudar de vida através dos estudos. Apesar de ser um programa do Governo Federal extremamente popular, sempre há dúvidas quanto ao seu funcionamento, o que é perfeitamente normal. Logo, afim de sanar cada uma delas, abaixo você vai descobrir como funciona o FIES 2022. Confira!

Como Funciona o FIES 2022

Como Funciona o FIES 2022

Como Funciona o FIES 2022?

O FIES 2022 não fornece nenhum tipo de bolsa, o seu funcionamento se dá a partir do adiantamento de uma porcentagem da graduação.

Desse modo, é basicamente um financiamento onde o estudante paga apenas os juros enquanto está no curso de graduação, o valor do curso, por sua vez, é acertado após o aluno está formado.

✓ Descubra também como imprimir o boleto FIES 2022

Hoje o programa conta com duas modalidades e cada uma delas têm as suas regras especificas.

Com isso, é muito importante conhecer todo o funcionamento, juntamente com as regras, para escolher a modalidade que melhor se adequa às suas necessidades como estudante.

Inscrições FIES 2022

As inscrições FIES 2022 acontecem totalmente pela internet e o aluno deve fornecer uma série de informações na primeira etapa.

Sendo pré-selecionado durante a seleção FIES 2022, ele deve apresentar os documentos para a Instituição de Ensino e em seguida deve realizar os procedimentos referentes ao financiamento.

Como Funciona as Inscrições FIES 2022?

Após realizar a inscrição, ainda existem outras etapas importantes. Depois de 5 dias de inscrito, é divulgado a lista dos pré-selecionados.

Então, é nessa etapa que você deve informar os dados do financiamento, dependendo da modalidade escolhida, você consegue até mesmo estudar com juros zero.

Feito essa conclusão no sistema dos dados, você tem cerca de 10 dias para ir até a CPSA (Comissão permanente de Supervisão e Acompanhamento) para que sejam validadas as suas informações. Lembrando que cada instituição tem a sua própria CPSA FIES 2022.

Por fim, a última etapa do funcionamento é basicamente oficialização do seu financiamento, que precisa ser realizado em 10 dias.

Dessa maneira, nessa etapa é preciso que você apresente os documentos necessários, juntamente do fiador, caso haja, indo até o banco escolhido.

Como Se inscrever?

A inscrição é feita através do site do SisFies 2022 e você deve seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal do FIES;
  • Informe os dados solicitados, como e-mail, CPF, nome, data de nascimento, dentre outros;
  • Receba a validação pelo e-mail e confirme o seu acesso;
  • Entre novamente ao sistema do FIES, agora com seu login e senha;
  • Escolha até três cursos. Lembrando que eles devem ser em ordem de prioridade;
  • Por fim, é só aguardar a pré-seleção e ficar atento aos demais passos.

Novas Regras FIES

Existem algumas regras importantes do FIES, são elas:

  • Precisa ter realizado a prova do ENEM do ano anterior;
  • Não pode ter tirado zero na redação;
  • Deve ter tirado média de 450 nas demais disciplinas.

Então, existem duas modalidades do financiamento, são elas:

  1. Juros zero, voltado para os alunos que têm renda de até três salários mínimos;
  2. Voltado para os alunos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que tenham renda de até 5 salários mínimos.

Leave a Reply